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Chamada de Trabalhos

 

Grupos Temáticos – Modalidades de trabalhos


a) Artigos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação;

b) Trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação, em coautoria com os respectivos orientadores;

c) Textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões.


CALENDÁRIO

Inscrições: 08/04/2016 a 14/06/2016

Submissão de trabalhos: 08/04/2016 a 23/05/2016

Envio dos aceites: 27/05/2016


Os textos completos, segundo normas do evento, deverão ser enviados para o endereço eletrônico alcarsul2016@gmail.com, com cópia para o(a)s coordenador(a)s do GT a que se destinam, aguardando confirmação de recebimento. Estes arquivos deverão ser enviados simultaneamente para os coordenadores e para o e-mail da organização.

Importante: O recebimento, a avaliação e a aprovação de trabalhos submetidos aos GTs não ficam condicionados à inscrição no evento. Entretanto, só poderão participar do evento, apresentar paper no GT, receber certificados e constar nos anais trabalhos cujos pesquisadores comprovarem a inscrição e o pagamento da respectiva taxa. 

NORMAS EDITORIAIS


O trabalho deve conter:


Título: em negrito, fonte Times New Roman, 14, centralizado. Incluir nota de rodapé informando em qual GT o trabalho será apresentado.

Autor(es): último sobrenome em maiúsculas, titulação ou graduação, identificação da instituição e unidade de federação – em Times New Roman, 12, centralizado, duas linhas após o título. Incluir nota de rodapé com breve currículo do autor e endereço eletrônico.

Resumo: entre 10 e 15 linhas, deve ser formatado em fonte Times New Roman, 10, justificado, entrelinhamento simples.

Palavras-chave: o resumo deve ser seguido por, pelo menos, três palavras-chave, sendo a primeira ancorada na temática do respectivo GT e as demais especificando subáreas temáticas ou interfaces disciplinares.

Texto: alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm, de 10 a 15 páginas, incluindo bibliografia.

Referências: conforme normas da ABNT.

Atenção: O modelo para submissão de trabalhos estará disponível aqui

Informações importantes:

1) Os textos completos devem ser salvos em formato .pdf e ter como título o GT específico, nome e sobrenome do autor (por exemplo, gtjornalismo_maria_silva). Os textos completos devem ser enviados para o e-mail do coordenador do Grupo Temático respectivo, com cópia para  alcarsul2016@gmail.com.

2) Os autores devem aguardar resposta de confirmação do recebimento pelo respectivo coordenador.

3) Na ausência de resposta imediata, recomenda-se fazer nova remessa, para evitar problemas de extravio.

4) Os coordenadores de grupos temáticos somente incluirão no programa do evento e os organizadores locais somente publicarão nos Anais Eletrônicos aqueles trabalhos cujos autores estiverem formalmente inscritos. 

5) Cada autor só pode submeter um trabalho como autor principal e, no máximo, dois trabalhos como autor secundário. Os graduandos só podem inscrever trabalhos em coautoria com seus respectivos orientadores.

6) Os trabalhos devem ter o número máximo de 3 (três) autores (autor principal + coautores).

 

GRUPOS TEMÁTICOS (GTs) E COORDENADORES

Coordenação Geral: Cláudia Peixoto de Moura


GT - História do Jornalismo

Ementa: A multiplicidade das experiências jornalísticas no Brasil. Processo de institucionalização do jornalismo como profissão. A relação do jornalismo com a sociedade como fenômeno cultural e político. A contribuição do jornalismo para a história do Brasil. Conformações jornalísticas em relação ao sistema de comunicação em diferentes momentos históricos. A produção jornalística em múltiplas mídias: impressa, radiofônica, televisiva, online. História do texto, das práticas e dos modos de consumo jornalísticos. Contribuição de jornais e de jornalistas como atores da história. Questões teóricas e empíricas acerca de coberturas e narrativas jornalísticas numa perspectiva histórica. Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os produtos jornalísticos como fontes historiográficas. O jornalismo e a construção de uma imaginação histórica. Os vínculos entre jornalismo, tempo e memória.

Coordenadora: Paula Melani Rocha (UEPG) - paulamelani@gmail.com


GT - História da Publicidade e da Comunicação Institucional

Ementa: Estuda a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.

Coordenadora: Cláudia Peixoto de Moura (PUC/RS) - cpmoura@pucrs.br 

 

GT - História da Mídia Digital

Ementa: O objetivo do GT é refletir sobre o papel das mídias digitais na construção da memória histórica e social, incluindo a história do tempo presente. Tais reflexões podem centrar-se, entre outras possibilidades, na investigação das mídias digitais em termos de suas interfaces, discursos, imaginários, materialidades e suportes. Exemplos de temáticas pertinentes incluem estudos sobre a história e desenvolvimento das mídias digitais; jornalismo digital em suas interfaces com as redes sociais digitais como locus de memória social e de representações; estudos sobre games e memória social; performances e práticas de consumo nas redes sociais digitais; práticas de consumo e formas de apropriação de mídias digitais como dispositivos móveis (telefones celulares, tablets e smartphones); movimentos em rede, memória e cidadania; análise de discurso nas redes sociais; estudos de corte histórico sobre a construção da memória nas redes sociais;  bem como trabalhos sobre arte na web e publicidade em ambientes digitais.

Coordenadora: Cláudia Quadros (UFPR) - clauquadros@gmail.com

 

GT - História da Mídia Impressa

Ementa: Aborda a história da imprensa como mídia (massiva, erudita ou popular), valorizando sua relevância como mais antigo suporte industrial da informação no Brasil. O grupo tem recebido predominantemente trabalhos sobre a produção, a edição e a leitura de jornais, mas está aberto aos estudos sobre revistas, livros, volantes, enfim sobre os processos comunicacionais que fluem através dos impressos brasileiros.

Coordenadora: Ariane Pereira (UNICENTRO) - ariane_carla@uol.com.br 

 

GT - História da Mídia Sonora

Ementa: O grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade regional.

Coordenadora: Graziela Bianchi (UEPG) - grazielasbianchi@gmail.com

 

GT - História da Mídia Audiovisual e Visual

Ementa: Sistematizar e debater a história de temas e processos relacionados à comunicação audiovisual (cinema, televisão, vídeo e outras mídias que combinem palavra, imagem e som) e pictórica (quadrinhos, cartuns, fotografias, cartazes e congêneres). O grupo acolhe reflexões, desde o advento dessas formas de representação até os dias atuais, no cenário brasileiro e em estudos comparativos com o cenário internacional.

Coordenadora: Mônica Fort (Tuiuti) - monica.fort@yahoo.com.br

 

GT - História da Mídia Alternativa

Ementa: A presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e digitais) na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em contextos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As pesquisas envolvem a memória de meios alternativos e personagens, características da mídia alternativa e abordagens teórico-conceituais sobre o tema.

Coordenador: Rozinaldo Miani (UEL) - ramiani@uol.com.br

 

GT - Historiografia da Mídia

Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação, narrativa da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático; escrita midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de comunicação.

Coordenador: Lúcio Kürten dos Passos - (UNIUV/PR) - prof.lucio@uniuv.edu.br

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